Páginas

Você é o lápis

O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura perguntou:
"A senhora está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E, por acaso, é uma história sobre mim?"
A avó parou a carta, sorriu e comentou com o neto:
"Estou escrevendo sobre você, é verdade. Mas, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele quando crescesse."




O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial:
"Mas ele é igual a todos os 
lápis que vi em minha vida", retrucou.
"Tudo depende do modo como você olha as coisas.

Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa que fará a diferença", respondeu a senhora. E enumerou:

Primeira Qualidade:
 Você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma mão que guia seus passos. Esta mão é a de Deus. E Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade.



Segunda Qualidade:
De vez em quando, eu preciso parar o que estou escrevendo e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas, no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar as dores, por que elas o farão ser uma pessoa melhor.

Terceira Qualidade:
lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça.




Quarta Qualidade:
O que realmente importa no lápis não é a madeira ou a forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você.


Quinta Qualidade:
Ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida irá deixar traços. Procure ser consciente de cada ação.
Essa é uma estória simples que ilustra muitos ensinamentos.  Mas, vamos avaliar essa estória pelo prisma das Leis de Deus?


Perceba que na 1ª “qualidade do lápis”, está inserida a Lei Maior: “Amar a Deus sobre todas as coisas”. É a certeza de que o homem foi criado por Deus, simples e ignorante, mas que traz de forma inata em seu espírito o sentimento de que existe Algo Maior, um Deus onipresente e onisciente, que tudo sabe e que tudo vê.
Traz à luz a lição da humildade, que por mais que nos destaquemos em algo, devemos o que somos e o que fazemos à Deus.
A 2ª, nos traz a imagem do sofrimento. Mostra que o sofrimento ainda faz parte das nossas  reencarnações  e que tem como objetivo trazer provas para nossa evolução e expiações dos nossos erros.  Este sofrimento será maior ou menor de acordo com a nossa atitude diante da vida. Olhando pelo prisma Divino podemos dizer que é a Lei de Causa e Efeito.
Na 3ª qualidade, a borracha está para o lápis, como reencarnação está para os espíritos imortais, que juntamente com o dom do esquecimento, serve para que o erro nunca seja definitivo. A borracha dá a oportunidade do acerto, como a reencarnação dá a oportunidade do recomeço, mostrando um Deus Justo e Bom.
Quarta. Essa é fácil. Ela fala sobre o que realmente importa: as qualidades do espírito imortal. Fala sobre o nosso caráter e capacidade de amar o próximo, sobre a bagagem que nos acompanha e é a única que levamos de cada encarnação quando retornamos ao plano espiritual.
Está inserida na lição: “Ame ao próximo como a si mesmo”.
E a quinta qualidade, fala das nossas reencarnações, o que fizemos e estamos fazendo. Será que estamos aproveitando a oportunidade que nos é dada de evoluir?
Estamos colocando em prática o que aprendemos sobre os exemplos de Jesus? Aquele que morreu na cruz por nós?
Assim, penso que esse exemplo pode e deve ser passado como um singelo ensinamento que bem ilustra como devemos nos esforçar no dia-a-dia. Um pequeno grande passo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário