Páginas

As Flores e As Mulheres...

“Sabe quando a gente vê aquele jardim lindo, todo verdinho? Sabe? Então, feche os olhos, só um instantinho e imagine: a grama bem aparada e o sol lá no alto brilhando... E o céu azul... Aí, você pára, olha lá pra cima e pede com jeitinho:
-- “Deus, Você criou essa grama verdinha, verdinha... Será que Você pode criar algo que dê mais beleza e vida a este jardim?”
Então, Deus em toda a sua sabedoria e perfeição criou as Flores. Cada uma mais bela que a outra, algumas mais delicadas, outras mais resistentes, umas coloridas, outras mais exuberantes.
Entretanto, cada uma com seu perfume marcante e inconfundível. E, todas importantíssimas para a continuação do ciclo da vida.
Deus criou as flores, lindas e delicadas, pois precisam ser regadas, cuidadas e amadas. As flores são um presente de Deus, simbolizando os nossos mais profundos sentimentos.
As flores podem expressar amor, alegria, paz e consolo. Assim, são as Mulheres. Assim, são as Flores.”
 (Patricia Furlan, especialmente para a comemoração do Dia Internacional da Mulher/2011)

O texto acima introduz um tema muito importante do qual vamos falar neste mês de Março: Dia Internacional da Mulher. Iniciaremos com O Livro dos Espíritos, onde Allan Kardec ensina que o espírito é criado simples e ignorante e liga-se ao elemento material para desenvolver todo o seu potencial intelectual e moral, a fim de alcançar o estágio de Espírito Puro, como demonstrou ser o Mestre Jesus, quando veio viver na Terra. Assim, tanto o homem, quanto a mulher, Espíritos em aperfeiçoamento, recebem da matéria a forma física, com todas as características necessárias ao seu desenvolvimento.
 Segundo Léon Denis, a mulher tem o papel de ser a mediadora, a fonte de vida, a regeneradora da humanidade e que é renovada por seu amor e por seus ternos cuidados. É como se a mulher fosse “a própria Natureza, com suas profundas intuições, suas percepções sutis, suas adivinhações misteriosas” (Denis. No invisível, p.77).
"E ao instituir a família, Deus em sua infinita sabedoria, confia à mãe a sublime missão de dar o afeto, enchendo seu coração com reservas inesgotáveis de desapego, de meiguice e de paciência, para atender às necessidades do filho, sem desatender aos reclames do pai, assegurando, desta forma, a condição básica da sobrevivência familiar." (Rodolfo Calligaris - "Vida em Família"). Desta forma, a mulher, tanto quanto o homem, tem a mesma importância e as mesmas possibilidades no processo evolutivo da humanidade e da Terra. Na Doutrina Espírita os dois se aliam e se equilibram no amor em prol do próximo.
A sensibilidade feminina que nos primeiros tempos do moderno espiritualismo se sobressaiu e caracterizou as manifestações espirituais, podem ser observadas ainda hoje. O espiritismo devolve à mulher seu verdadeiro lugar, a partir do momento que a mulher espírita assume a sua responsabilidade na família, na vida profissional e nas atividades de estudo e divulgação da doutrina espírita, não buscando imitar os homens, ou competir com eles, mas, trabalhando ao lado deles, na tarefa de melhorar este mundo, doando o que tem.
Vê-se assim, a francesa Amèlie-Gabrielle Boudet, apoiando seu esposo Allan Kardec, enfrentando preconceitos, dificuldades financeiras, acompanhando-o nas viagens, trabalhando com ele, e após seu desencarne, assumindo suas responsabilidades, comparecendo até no tribunal de justiça em defesa do Espiritismo. (Fórum Espírita)
Assim também, a brasileira Anália Franco, grande educadora, que não mediu esforços para desenvolver e concretizar seus projetos na construção de casas-lares para as crianças desamparadas. Sua ação não se limitou ao meio espírita, porquanto, como educadora tornou-se respeitada e admirada por autoridades públicas e religiosas, em uma época de ferrenhos ataques ao Espiritismo. (Jornal Verdade e Luz)
Entretanto, há tarefas que só a mulher é capaz de realizar com sua grande capacidade de renúncia em benefício de alguém muito querido como um filho, um irmão, um amigo, esposo ou companheiro, e que é sem dúvida o papel que a Providência Divina reservou ao espírito que reencarna na veste feminina, a mais bela e sublime de todas as missões de um ser humano na Terra, é dar à luz ao filho que Deus lhe envia aos cuidados, tendo desde esse instante a oportunidade de doar todo o amor ao coração desse novo ser, contribuindo e participando ativamente na evolução de um mundo melhor e regenerado. (Jornal Verdade e Luz)
No momento em que se comemora no dia 8 de março, O Dia Internacional da Mulher - cumprimentamos a todas as mulheres mães, avós, filhas e netas, amigas e companheiras que, de uma forma ou de outra, contribuem com o progresso moral da Humanidade.
Que Deus nos abençoe.
“Sem a presença da mulher na Terra, o homem careceria de exemplos concretos de sensibilidade humana em alto grau de expressão.(Jornal Verdade e Luz)

Texto e Adaptação de Texto


Patricia Furlan

Nenhum comentário:

Postar um comentário