Páginas

Roteiro Infalível para a Felicidade

Olá, amigos leitores. Olá, a todos. É bom estar de volta neste espaço tão especial. Para este mês há um tema clássico – a Comemoração da Primeira Edição do Livro O Evangelho Segundo o Espiritismo – muitíssimo importante na divulgação da Doutrina/Filosofia/Religião Espírita. No ano passado já tratamos deste assunto aqui nesta coluna, falamos como Kardec começou a difundir a Doutrina através desta compilação feita por ele, mas ditada pelos Espíritos.
Vamos usar este “cenário” de outra forma. De posse do seu “Evangelho”, olhe fixamente para ele e se pergunte: - O Evangelho está no meu lar. Mas o meu Lar está no Evangelho?
Sim, esta pergunta é pertinente, mais do que imaginamos. “Há quantos anos o conhecemos? Há quantas encarnações? Há quantas décadas ele já foi escrito?”
É verdade que para muitos de nós, ele nos sustenta desde pequenos, e alguns têm a sorte de conhecê-lo desde a barriga da mamãe...
Então, pergunto novamente: - O Evangelho está na minha vida. Mas, a minha vida está no Evangelho?
Sabem, eu noto uma diferença no tempo e nos anos. Há 20 anos, a vida era bem menos corrida, muito menos urgente, tínhamos mais tempo para fazer as coisas e talvez menos compromissos e distrações.
Digo isso porque naquela época, anos 90, talvez, costumávamos, eu e minha família a fazer o “Culto do Evangelho no Lar”, além de freqüentarmos a Casa Espírita, naquela época, o C. E. Leon Denis. Depois começaram a aparecer desculpas como: “tenho que estudar para a prova de amanhã”;ou, “ Ah, é a ultima semana da novela...”
Devem estar se perguntando onde quero chegar com isso... Bem, serei objetiva. Parece-me que naquela época ainda havia um equilíbrio, conseguíamos difundir, mesclar com mais facilidade as atividades e pensamentos que aprendíamos no Evangelho, praticando-o em qualquer lugar.
Hoje, por outro lado, temos uma lista de obstáculos, compromissos e “concorrentes” que diminuem o tempo que dedicamos ao estudo e prática do Evangelho: engarrafamentos, cursos/aulas, cinema, TV, computador, internet, redes sociais, i-pods, i-pads... ai, caramba... a lista vai longe!
Ao mesmo tempo em que muita coisa ficou mais prática e rápida, outras muitas novidades apareceram: ir ao banco pra quê? Resolve pela internet... TV? Agora só 3 D!
 No meio desse caldeirão cultural, não podemos esquecer do Livre-Arbítrio! Que vem nos lembrar que somos nós, nós mesmos que escolhemos o que fazemos com o nosso precioso tempo.
Vejam desta forma: Muitas verdades ficaram ocultas durante séculos, da mesma maneira que muitas descobertas se tornam obsoletas, ultrapassadas num piscar de olhos. O Evangelho atravessa os séculos tão atual quanto na época em que saiu sua 1ª edição, pois Jesus nunca será uma questão de moda.
Observem a beleza contida no Evangelho Segundo o Espiritismo: Ele traz a explicação das leis morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida.
O “Aniversariante” do mês é o presente dos Espíritos e de Jesus para nós.  Além de comemorar, devemos vivenciá-lo e de nenhuma forma, deixá-lo cair no esquecimento.
Temos em nossas mãos, mais que o “Mapa do Tesouro”, temos o Roteiro Infalível para a Felicidade!
Parabéns para nós.


Um beijo da Tia Paty.

Nenhum comentário:

Postar um comentário