Páginas

Resumindo...

Caros leitores, este mês completa um ano que temos seguido juntos, palavra a palavra, frase a frase aprendendo e tentando colocar em prática os ensinamentos deixados por Jesus. Sempre à luz do Espiritismo, dividimos experiências e dúvidas de como caminhar na senda do bem. Por isso, achei que o tema deste mês deveria ir direto ao ponto, fazendo um “Resumo” sobre qual é o objetivo desses nossos encontros mensais aqui no Suplemento Infanto-Juvenil do Jornal Clareando.
A grande constante dos nossos discursos tem sido o Exemplo de Amor de Jesus e a inegável dificuldade de colocar esse Amor em prática. Por isso, fui direto ao ponto. No capítulo XII que fala da Perfeição Moral a pergunta 897b reflete bem a nossa real condição:
“Deve haver distinção entre o bem que fazemos ao próximo e o cuidado que temos em corrigir os nossos defeitos? É menos meritório (louvável, importante) fazermos o bem com a idéia de que isso seja levado em conta na outra vida; mas, será igualmente indício de inferioridade vencermos as nossas paixões, corrigirmos o nosso caráter, com o propósito de nos aproximarmos dos Bons Espíritos e de nos elevarmos?”
Virei a página do Livro dos Espíritos para ler a resposta.
Ufa! Dá até um friozinho na barriga essa espera. E finalmente os Espíritos respondem:
“Não, não. Quando dizemos – fazer o bem, queremos significar – ser caridoso. Procede como egoísta todo aquele que calcula o que lhe possa cada uma de suas boas ações render na vida futura, tanto quanto na vida terrena. Nenhum egoísmo, porém, há em querer o ser humano melhorar-se para se aproximar de Deus, pois que é esse o objetivo de todos.”
Ahhh... que alívio. Por um minuto meu coração quase parou. Que suspense!
Então, vimos nesta explicação dos Espíritos o quanto eles compreendem a nossa limitação e necessidade de dar um passo de cada vez. Eles mostram o quanto Deus é generoso e se alegra em ver o nosso progresso moral quando sabe de nossas dificuldades e esforços, por exemplo, em perdoar nosso irmão caçula que desconfigurou o computador. Ou quando a mamãe brigar pela vigésima vez este mês porque esquecemos a toalha molhada em cima da cama, Ele espera que a gente aprenda a zelar pela harmonia da casa fazendo o que for possível, ao invés de ficarmos resmungando pelos cantos.
Todos os dias encontramos oportunidades para colocarmos em prática os ensinamentos de Jesus, em casa, na escola e também na casa Espírita. Respeitar o próximo ainda não garante que sejamos respeitados mas, com certeza nos aproxima de Deus.
Vamos plantar a sementinha para colher bons frutos. Vamos fazer a nossa parte, afinal de contas, neste caso, sermos os maiores beneficiados é o objetivo comum.

Um abraço, Tia Paty.

Nenhum comentário:

Postar um comentário