Páginas

Estranha moral - Itens 9 a 18 - Não vim trazer a paz, mas a divisão.

TEMA: Não vim trazer a paz, mas a divisão.

Caro evangelizador: Estude o tema, lembre-se dos evangelizandos que estão sob a sua responsabilidade.
FAÇA AS ADEQUAÇÕES NECESSÁRIAS À SUGESTÃO QUE LHE FOI DADA. Quem mais aprende é quem ensina. Aproveite a oportunidade de crescimento moral que lhe está sendo dada através do trabalho.

Objetivos:

  • Reconhecer que quando Jesus disse “Não vim trazer a paz, mas a divisão”, ele sabia que não seria fácil a compreensão de Seus ensinamentos.
  • Reconhecer que Jesus nos ensinou a sermos benevolentes para com todos, indulgentes para as imperfeições dos outros e a perdoar as ofensas; rompendo com a ignorância e os interesses pessoais, visando sempre o bem comum, buscando sempre a paz e a harmonia para todos de nossa relação.

Sensibilização: 

16. Quando Jesus declara: “Não creais que eu tenha vindo trazer a paz, mas, sim, a divisão”, seu pensamento era este: “Não creais que a minha doutrina se estabeleça pacificamente; ela trará lutas sangrentas, tendo por pretexto o meu nome, porque os homens não me terão compreendido, ou não me terão querido compreender. Os irmãos, separados pelas suas respectivas crenças, desembainharão a espada um contra o outro e a divisão reinará no seio de uma mesma família, cujos membros não partilhem da mesma crença. Vim lançar fogo à Terra para expungi-la dos erros e dos preconceitos, do mesmo modo que se põe fogo a um campo para destruir nele as ervas más, e tenho pressa de que o fogo se acenda para que a depuração seja mais rápida, visto que do conflito sairá triunfante a verdade. À guerra sucederá a paz; ao ódio dos partidos, a fraternidade universal; às trevas do fanatismo, a luz da fé esclarecida. Então, quando o campo estiver preparado, eu vos enviarei o Consolador, o Espírito de Verdade, que virá restabelecer todas as coisas, isto é, que, dando a conhecer o sentido verdadeiro das minhas palavras, que os homens mais esclarecidos poderão enfim compreender, porá termo à luta fratricida que desune os filhos do mesmo Deus. Cansados, afinal, de um combate sem resultado, que consigo traz unicamente a desolação e a perturbação até ao seio das famílias, reconhecerão os homens onde estão seus verdadeiros interesses, com relação a este mundo e ao outro. Verão de que lado estão os amigos e os inimigos da tranqüilidade deles. Todos então se porão sob a mesma bandeira: a da caridade, e as coisas serão restabelecidas na Terra, de acordo com a verdade e os princípios que vos tenho ensinado.”


17. O Espiritismo vem realizar, na época prevista, as promessas do Cristo. Entretanto, não o pode fazer sem destruir os abusos. Como Jesus, ele topa com o orgulho, o egoísmo, a ambição, a cupidez, o fanatismo cego, os quais, levados às suas últimas trincheiras, tentam barrar-lhe o caminho e lhe suscitam entraves e perseguições. Também ele, portanto, tem de combater; mas, o tempo das lutas e das perseguições sanguinolentas passou; são todas de ordem moral as que terá de sofrer e próximo lhes está o termo. As primeiras duraram séculos; estas durarão apenas alguns anos, porque a luz, em vez de partir de um único foco, irrompe de todos os pontos do Globo e abrirá mais de pronto os olhos aos cegos.

18. Essas palavras de Jesus devem, pois, entender-se com referência às cóleras que a sua doutrina provocaria, aos conflitos momentâneos a que ia dar causa, às lutas que teria de sustentar antes de se firmar, como aconteceu aos hebreus antes de entrarem na Terra Prometida, e não como decorrentes de um desígnio premeditado de sua parte de semear a desordem e a confusão. O mal viria dos homens e não dele, que era como o médico que se apresenta para curar, mas cujos remédios provocam uma crise salutar, atacando os maus humores do doente.

“O Espiritismo vem realizar, na época prevista, as promessas do Cristo.”
Como percebemos hoje que não há mais lutas ?
Vemos livros sobre espiritismo em todas as livrarias, Vemos filmes sobre espiritismo nos cimenas, Novelas sobre espiritismo na televisão, E conteúdo espírita na internet.




"Entretanto, não o pode fazer sem destruir os abusos".
  • Ainda existem abusos?
  • Quais são eles? o orgulho, o egoísmo, a ambição, o fanatismo cego... 
  • Que futuro podemos esperar para todos? Paz e caridade.
“Todos então se porão sob a mesma bandeira: a da caridade, e as coisas serão restabelecidas na Terra, de acordo com a verdade e os princípios que vos tenho ensinado.”
Pedir para as crianças pintarem a bandeira da caridade e desenharem outros amiguinhos de forma que todos fiquem sob a bandeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário