Páginas

Bem aventurados os aflitos - A Melancolia - item 25

ESCOLHENDO A ALEGRIA DE VIVER 
Objetivos:
  •  Refletir sobre onde se encontra a causa da melancolia.
  •  Informar-se como resistir a esse sentimento que enfraquece a nossa vontade.
PRECE

I - Sensibilização: Perguntar e anotar no quadro:   O que te deixa triste? Depois mostrar as imagens.
 Descrição das fotos: Colocar fotos nas redes sociais,  ter muitos seguidores (diferente de ter amigos), ir para festinhas/baladas, ter dinheiro para comprar fast-food ou ir ao shopping, ter o celular mais novo, o computador mais rápido, o tênis do filme, a grife da moda, coisas que não temos como acompanhar, por vários motivos, como velocidade de lançamento de tecnologia, moda e falta de dinheiro.
 As figuras servem para mostrar que quando se sonha em adquirir esses bens materiais, o espírito continua vazio. São coisas da moda e de tempo em tempo são substituídas, gerando uma eterna insatisfação...
1.    Algumas vezes, nos sentimos muito triste, sem motivo aparente. Por que será?
(Essa tristeza que a gente sente, quando está preso ao corpo físico, é porque desejamos a felicidade material, essa não não nos completa como espíritos, ficando sempre uma sensação de vazio, de que falta algo, uma sensação de infelicidade e melancolia. Consequentemente surge o desânimo, o cansaço, a descrença, gerando pensamentos sombrios e impelindo-nos ao tédio).
2.O que devemos fazer quando assim nos sentirmos?
(Devemos resistir com energia, desempenhando a nossa missão que temos a realizar na Terra, quer dedicando-nos à família, quer cumprindo as obrigações que Deus nos confiou, afim de progredirmos espiritualmente.
3.    O que te deixa feliz? (Reforçar dizendo que o mais importante não são as coisas materiais ou aquilo que se pode pagar). A amizade, o Companheirismo, o amor de nossos pais, a competição saudável entre as turmas nos jogos interclasses, o respeito aos idosos...
4.    Você já fez alguém feliz? Como?
5.   O que vc sentiu? (Mostrar que quando nos preocupamos com o próximo, ficamos mais perto da felicidade que Jesus nos prometeu)

III - Reflexão:
  •  Será que reclamando de tudo, sempre se revoltando e agindo mal, alguém consegue se sentir feliz?
  •  Respeita seus pais e ouve os seus conselhos? Valorizamos os momentos felizes que temos com os nossos familiares?
  •  E você, já se deu conta de que o BEM e o BELO estão em tudo que nos cerca e também dentro de cada um de nós?
IV - Aplicação:
  •  Você já experimentou a alegria interior de um pequenino gesto? Dê exemplos: ceder um lugar no ônibus, dar uma informação na rua, auxiliar um idoso ou deficiente a atravessar, etc
  • É difícil fazer isso? 
  • Se ainda não sentiu essa alegria, que tal se dar uma chance?
  • Como devo pedir ajuda nas horas em que fico triste, desanimado...?
V - Conclusão:
  • A melancolia é um obstáculo a nossa caminhada e devemos resistir com força e a oração.
  • Nos momentos de tristeza e melancolia vamos exercitar o pensamento positivo, e ter vontade de resistir, observemos a natureza e lá veremos a sabedoria de Deus.
  • Jesus nos ensina no Evangelho que devemos ter fé.Quando nós estivermos tristes procuremos orar,ele nos recomendou a oração.
VI - Atividade de fixação do conteúdo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário