Páginas

Juventude e Sonhos

Para mim são dois temas relacionados. Queria dizer que conheci o Espiritismo ainda criança, cresci freqüentando o Centro Espírita e um tema que sempre me fascinou dentro da Doutrina foi o Sonho. Este assunto está no capítulo VIII do Livro dos Espíritos (L.E.). Livro este que poderia ser chamado de “Livro de Perguntas e Repostas dos Espíritos”.  Sim, porque são os Espíritos encarnados, entre eles, Allan Kardec, que fazem as perguntas e são os Espíritos desencarnados que respondem.
Estranho?! Não... nada tem de estranho... Se quiser conhecer garanto que a leitura desta obra será uma viagem incrível e garanto também que, muitas vezes, terá a sensação de que você, como eu, já tinha esse conhecimento, estando apenas adormecido.
A-dor-me-ci-do.  Huumm... me faz voltar ao assunto “Juventude e Sonhos”. Como estava dizendo, comecei jovem e o tema sempre me interessou. Eu sonhava muito e tinha vários tipos de sonhos. Esses que temos enquanto dormimos, durante o sono. Na verdade, a pergunta 401 do L. E. explica bem que quem dorme ou descansa é o corpo, porque o Espírito mesmo, nunca está inativo! O Espírito não dorme, os laços que o prendem ao corpo se afrouxam e o Espírito se lança pelo “espaço” e entra em uma relação mais direta com outros Espíritos.
A esta altura deve estar se perguntando: “E o que isto tem a ver com os sonhos? Onde entra a Juventude nesta estória??” Bem, eu chego lá...
Já não sabe que o Espírito dá umas voltinhas enquanto o corpo dorme? Então, “o sonho é a lembrança do que o Espírito viu durante o sono.” Nota, porém, que nem sempre sonhamos. Sim, nem sempre sonhamos. Sabe o que quer dizer? Que nem sempre nos lembramos do que vimos enquanto dormíamos... Não entendeu?! Eu explico. Não! Melhor! O Livro dos Espíritos explica na resposta da pergunta 403: É que “o corpo é constituído de matéria pesada e grosseira e dificilmente conserva as impressões que o Espírito recebeu durante o sono, porque essas impressões não chegaram ao Espírito por intermédio dos órgãos, dos sentidos do corpo. Em outras palavras, é como se você tentasse perceber a delicadeza do perfume de uma flor usando a experiência de outra pessoa, ou, se tentasse enxergar perfeitamente sem usar seus óculos de grau... É por isso, que às vezes lembramos apenas de algumas partes dos sonhos ou só nos lembramos do sonho assim que acordamos e logo depois esquecemos.
“E aqueles sonhos absurdos que temos?” Essa explicação está no comentário da pergunta 402 onde os Espíritos mesmos respondem que os maus espíritos se aproveitam dos sonhos para atormentar as almas fracas e frágeis.
E é aí que entra a Juventude! É!! A Juventude!!
Como assim: “A Juventude?” É nessa fase que temos as dúvidas mais difíceis. Difíceis porque a gente não sabe bem a quem recorrer, ou por medo ou por vergonha.
A juventude é uma fase natural de descobertas, de comparações e de sonhos... Só que estes sonhos agora não são apenas os sonhos que temos durante o sono, mas também os sonhos que temos quando estamos acordados e que são influenciados ou guiados por tudo o que nos rodeia: amigos, escola, família, relacionamentos...
Um pouco antes no LE a pergunta 385 diz que “é ao sair da adolescência que ocorre uma mudança no caráter do indivíduo. Os Espíritos prevêem que após 15 ou 20 anos de proteção e assistência dos pais, é que os filhos – jovens adultos – revelam o seu caráter real e individual. Conservando-se bons se eram fundamentalmente bons”.
Então, podemos concluir que os jovens têm uma missão consigo mesmos, pois é nesta idade que devem estar mais acessíveis aos conselhos daqueles que devem fazê-los progredir. E é nesta fase que devemos reprimir os maus hábitos, pois os Espíritos só entram na vida corporal para se aperfeiçoarem.
Fica o recado:  Jovens1, quando seus sonhos6 os levarem ou induzirem a caminhos2 estranhos ou quando surgir um pingo de dúvida7, medo3, ou culpa sobre o que estão prestes a fazer, procurem sua família4: seu pai, sua mãe, avós... Ou, procurem na Casa Espírita5 aquele que é, nada menos, que seu Amigo9, procurem o Evangelizador8.
Não tenha dúvida. Tenha Amigos!

Um beijo, Patrícia Furlan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário