Páginas

Bicorporeidade e Transfiguração (LM – itens 114 a 125)

OBJETIVOS:
  • Conceituar bicorporeidade e transfiguração;
  • Compreender que estes fenômenos também se baseiam nas propriedades do perispírito, estando o Espírito encarnado ou não;
  • Entender que estes fenômenos não estão fora da ordem dos fenômenos naturais.
SENSIBILIZAÇÃO: relembrar o que é corpo, perispírito e espírito e que eles estão ligados enquanto o espírito estiver encarnado. 


DESENVOLVIMENTO:
Bicorporeidade e Transfiguração: são variedades de manifestações visuais e fenômenos naturais.
São propriedades do perispírito.
A Bicorporeidade pode ocorrer com a pessoa em transe (êxtase), dormindo ou com a pessoa acordada (mais raro). (ver fig. 3)
Neste caso a aparição (espírito+perispírito) pode ou não ser tocada (ser uma “fumacinha” ou não).
Explicar que apesar dessa aparição ocorrer em outro lugar o espírito continua ligado ao corpo.
Alguns médiuns videntes reconhecem o Espírito de uma pessoa viva por um traço luminoso que termina no seu corpo, fenômeno que jamais se verifica se o corpo estiver morto, pois então a separação é completa. É por meio dessa ligação que o Espírito é avisado, a qualquer distância que estiver, da necessidade de voltar ao corpo, o que faz com a rapidez do relâmpago. Disso resulta que o corpo nunca pode morrer durante a ausência do Espírito e que nunca pode acontecer que o Espírito, ao voltar, encontre a porta fechada.Se um homem estiver mergulhado no sono, enquanto seu Espírito aparece em outro lugar, o que aconteceria se fosse acordado de repente? Se alguém tivesse a intenção de acordá-lo o Espírito voltaria ao corpo, antecipando a intenção, pois o Espírito lê o pensamento.
A aproximação da morte chama sempre o Espírito para o corpo, mesmo que só por um instante. Disso resulta também que o corpo aparente não poderia ser assassinado, pois não é orgânico e nem formado de carne e osso: desaparece no momento em que se quiser matá-lo.
 A Transfiguração é a modificação do aspecto de um corpo vivo e pode ser total (radical) ou parcial.
Pode-se mudar somente o rosto, um músculo ou o corpo todo, inclusive com alteração de peso.
A voz também pode mudar.
A transfiguração pode ocorrer por uma simples contração muscular que dá à fisionomia expressão muito diferente, a ponto de tornar a pessoa irreconhecível. Observamos, com frequência, em alguns sonâmbulos. Mas, nesses casos, a transformação não é radical. Uma mulher poderá parecer jovem ou velha, bela ou feia, mas será sempre mulher.

Nesta figura queremos mostrar uma pessoa se transformando em outra sem deixar de ser ela mesma.
Basta virar a imagem de cabeça para baixo e ver a transformação.
Fig. 2.

CASO 1: Bicorporeidade
  Certa vez, disse Eurípedes Barsanulfo, sorrindo, após o transe durante uma aula:
  — Prestem atenção. Estive, há pouco, em uma residência atrás da igreja do Rosário, fazendo um parto difícil. O marido não sabe que já é pai e está a caminho daqui. Vem a cavalo e com roupa de montaria. Ele está, neste momento, apeando em frente ao colégio. Vai agora subir os degraus da escada. Quando ele entrar na sala os senhores devem ficar em pé e depois sentar. Atenção... Ele vai entrar...
  E o homem com chapéu e roupa de montaria entrou muito aflito, pedindo a Eurípedes Barsanulfo que fosse, urgentemente, fazer o parto, pois a mulher estava passando mal.
  — Acalme-se, respondeu o médium, sorrindo. Fiz o parto cinco minutos atrás.
  — Não é possível, “seu” Eurípedes. Há cinco minutos eu teria visto o senhor pelo caminho.
  — O senhor não me viu porque fui em espírito. E devo dizer que vi o senhor. Pode voltar para sua casa, sossegado. A menina que nasceu é bonita e forte.
  O homem duvidou e, temendo pela vida da mulher, levou Eurípedes Barsanulfo... A parturiente, com a filhinha deitada ao lado, ao ver o médium, exclamou:
  — O senhor não precisava vir de novo, “seu” Eurípedes. Eu e o bebê estamos passando bem!
  Eurípedes Barsanulfo, então, regressou rápido ao colégio para continuar a aula interrompida.

Fonte: “Eurípedes Barsanulfo, o Apóstolo da Caridade” – Jorge Rizzini, Edições Correio Fraterno

CASO 2: Transfiguração
            Uma jovem de uns quinze anos gozava da estranha faculdade de se transfigurar, ou seja, de tomar em dados momentos todas as aparências de algumas pessoas mortas. A ilusão era tão completa que se acreditava estar na presença da pessoa, tamanha a semelhança dos traços do rosto, do olhar, da tonalidade da voz e até mesmo das expressões usuais na linguagem. Esse fenômeno repetiu-se centenas de vezes, sem qualquer interferência da vontade da jovem. Muitas vezes tomou a aparência de seu irmão, falecido alguns anos antes, reproduzindo-lhe não somente o semelhante, mas também o porte e a corpulência.
            Um médico local, que muitas vezes presenciara esses estranhos fenômenos, querendo assegurar-se de que não era vítima de ilusão, fez interessante experiência. Colhemos a informações dele mesmo, do pai da moça e de muitas outras testemunhas oculares, bastante honradas e dignas de fé. Teve ele a idéia de pesar a jovem no seu estado normal e durante a transfiguração, quando ela tomava aparência do irmão que morrera aos vinte anos e era muito maior e mais forte do que ela. Pois bem: verificou que na transfiguração o peso da moça era quase o dobro.
Fonte: Livros dos médiuns
 CONCLUSÃO: Bicorporeidade e Transfiguração são variedades dos fenômenos das manifestações visuais, e não estão fora dos fenômenos naturais. As propriedades do perispírito aplicam-se tanto ao perispírito dos desencarnados como dos encarnados, por isso é possível a manifestação destes fenômenos entre as pessoas vivas.
ATIVIDADE: Pintar os desenhos, identificando o fenômeno e pedir para fazer uma linha que ligue o corpo ao perispirito.
Fig.3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário